29 de out. de 2026

ABISMO MORAL

O Peso da História: O Enfrentamento de um Estadista contra a Fuga do Acovardado

Uma análise sobre a postura de liderança diante da lei e o abismo moral do exílio clandestino.

“Eles decretaram a minha prisão; vou atender ao mandado deles. Não adianta tentar acabar com as minhas ideias; elas já estão pairando no ar e não tem como prendê-las. Não adianta tentar parar os meus sonhos, porque, quando eu parar de sonhar, eu sonharei pela cabeça de vocês e pelo sonho de vocês. Não adianta achar que tudo vai parar (...), porque o meu coração baterá pelo coração de vocês, e são milhões de corações. Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a chegada da primavera.”

A história de uma nação é frequentemente selada pela atitude de seus personagens mais marcantes diante do tribunal. É justamente na hora crucial do confronto com a lei que a conduta de um verdadeiro estadista se separa, de forma dramática e incontestável, da lógica covarde e esquiva de um miliciano.

Quando a ordem de prisão contra o Lula foi decretada, sua escolha não foi a fuga ou o esconderijo, mas sim a entrega consciente e pública ao mandado da justiça para provar, de cabeça erguida e diante de toda a sociedade, a sua total inocência em solo nacional.

Em seu histórico pronunciamento, Lula imortalizou a certeza de que a força das ideias supera qualquer grade: lembrou que suas ideias já pairavam no ar, que ninguém conseguiria prender seus sonhos e que, mesmo que cortassem as rosas, jamais deteriam a chegada da primavera.

Ao encarar a prisão de frente, dentro do próprio regime democrático, ele agiu como o estadista que confia no tempo, na verdade e na força das instituições do país, transformando o cárcere injusto em uma resistência moral que mais tarde seria amplamente reconhecida.

O contraste gritante com a reação de Flávio Bolsonaro revela o abismo moral insuperável entre a verdadeira liderança e a esquiva covarde. Ao ser intimado pela Polícia Federal para entregar seus passaportes, o senador acionou uma fuga clandestina e meticulosamente planejada com semanas de antecedência.

O roteiro envolveu um trajeto em uma van até Foz do Iguaçu, cruzando a fronteira argentina para embarcar em um jato privado, passando pelo Equador até finalmente aterrissar em Miami. Não representava o exílio digno de quem combatia uma ditadura, mas sim a evasão de quem buscava escapar da justiça.

Essa fuga desesperada ocorre no âmbito de investigações gravíssimas de lavagem de dinheiro, revelando a conduta de quem disputou eleições livremente, mas agora recusa-se a prestar contas com a justiça brasileira, utilizando-se de passaporte estrangeiro e rotas alternativas para burlar as autoridades.

A diferença essencial salta aos olhos de qualquer cidadão: enquanto o estadista faz do próprio corpo uma trincheira em defesa de seu povo e da democracia, a postura de quem comprovadamente homenageou miliciano na ALERJ e abrigou em seu gabinete figuras ligadas ao crime organizado é bem outra.

Esta postura, típica de quem enxerga a política apenas como uma ferramenta de autoproteção e blindagem familiar, busca a todo custo a impunidade para se safar das autoridades, utilizando-se de privilégios e evasões internacionais que desonram o mandato público e a confiança de seus eleitores.

No final, a rota de fuga para o exterior apenas selou uma lição inequívoca para a nossa história: quem confia na sua própria trajetória e na justiça enfrenta a tempestade de frente, mas quem deve à lei e teme a verdade escolhe a noite, a rota clandestina e o exílio voluntário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário